Toda mulher que se preza sabe que o cabelo é a ferramenta mais importante do visual. Pode ter maquiagem, roupa bonita, mas se os fios estiverem fora de ordem, não existe look que salve. Para que você saiba prevenir a cabeleira dos estragos que a rotina e o clima podem causar, montamos uma super lista do que você não deve fazer.
Saiba o que pode prejudicar os seus cabelos
- Leave-in neles: As lâmpadas fluorescentes, presentes nos escritórios e até emcasa, emitem raios ultravioleta que agridem a saúde da pele e do cabelo. Por isso, use um leave-in (melhor ainda se tiver protetor solar) diariamente.
- Poluição: Abuse de tratamentos ricos em queratina e aminoácidos que selam as cutículas do cabelo, protegendo-o contra a poluição e outros agentes externos.
- Resíduos: Sente que não tem conseguido limpar o cabelo por completo, e que sempre restam resíduos de sujeira e de produtos? Reveze seu shampoo com o de limpeza profunda ou antirresíduo.
- Ar seco: A falta de umidade do ar, que enfrentamos em certas épocas do ano, resseca os fios e pede cuidado redobrado na hidratação, para evitar a quebra. Isso se aplica especialmente para quem tem cabelo com química.
- Vitaminas: Outro inimigo oculto de um cabelo saudável é, acredite, o suplemento vitamínico tomado sem prescrição médica. O problema é que a ingestão de selênio em excesso leva à queda dos fios. Testosterona, tomada para aumentar a libido ou a massa muscular, tem o mesmo efeito colateral.
- Esfregar a toalha: O cabelo não fica mais seco com esse esfrega-esfrega. Para tirar a umidade sem danificá-lo, basta apertar a toalha com cuidado. E nada de fazer aquele rolinho na cabeça, hein? Ele quebra todo o cabelo.
- Aplicar condicionador na raiz: Isso aumenta a oleosidade do cabelo e pode dar caspa. O condicionador deve ser usado, portanto, apenas no comprimento e nas pontas. Quem tem o cabelo curto deve colocar nas mãos o equivalente a uma moeda de R$ 0,50 do produto e passar, de leve, só nas pontinhas.
Leia também: Os sete dramas dos cabelos no inverno