O óleo de argan é um extrato retirado das nozes da planta Argania spinosa, encontrada apenas no Marrocos. Inclusive, há séculos os marroquinos já usam esse óleo para o tratamento dos cabelos, uso que foi descoberto recentemente pelo resto do mundo. Como essa planta não é encontrada em outros lugares, esse óleo é extremamente raro.
Para que serve o óleo de argan
O óleo de argan favorece a regeneração celular e a profunda hidratação. Devido a este fator, o óleo de argan serve para hidratar cabelos, pele e unhas, sendo também útil para ajudar na cicatrização de feridas e proteger a pele e os cabelos dos raios nocivos do sol.
Como usar o óleo de argan
Para usar o óleo de argan, recomenda-se comprar o produto cosmético nas farmácias e drogarias, e o preço varia conforme a concentração do óleo. Quanto maior a concentração, mais caro é.
Alguns produtos que contém o óleo de argan na sua composição química são shampoo, condicionador, creme para pentear, máscara de hidratação capilar, hidratante corporal e outros.
O óleo de argan pode também ser manipulado, numa concentração de 2 a 5%, dependendo do objetivo.
Para usar o produto, basta colocar de 3 a 5 gotas do óleo de argan em um recipiente e misturá-lo com a máscara de hidratação, por exemplo. Mas é preciso ter o cuidado de não aplicar a máscara na raiz dos cabelos nem no couro cabeludo.
Cuidados antes de usar o óleo de argan
Por ser um óleo muito raro, é preciso tomar cuidado para não ser enganado na hora da compra. O óleo precisa ser certificado, para que não haja risco de ele estar diluído em outros óleos ou então de ele ter passado por um processo errado de refinamento ou maturação, não assegurando que todos os fitonutrientes do óleo estarão presentes neste produto.
Cuidados depois de usar o óleo de argan
No geral, deve-se evitar exposição excessiva dos fios ao sol, evitar umidade, não usar produtos que removam o brilho dos fios como mousses e sprays, pois após um tratamento com óleo de argan, os fios ficam com aspecto sedoso e com brilho.
Caso você tenha usado o óleo puro nos fios, o ideal é não usar chapinha ou secador, pois isso pode fritar os cabelos e danificá-los. Só o use para proteger os fios se for misturado em algum creme finalizador. E apenas depois da chapinha ou do secador, você pode aplicar o óleo puro, para reparar os danos causados nos fios.
Leia também: Dicas para o cabelo crescer mais rápido