O cronograma capilar surgiu, então, com a proposta de “recuperar” a vivacidade dos mais variados tipos de cabelos, levando em conta as particularidades de cada caso, de maneira eficiente e completa.
Uso de chapinha, secador, procedimentos químicos, banhos com água muito quente, exposição ao sol, mar, piscina… Por mais que se tente evitar, os fios sofrem agressões quase que diariamente, o que faz com que os cabelos fiquem ressacados, quebradiços, com frizz e sem vida.
Definir o cronograma capilar é como uma tabela projeto de tratamento capilar de reconstrução, hidratação e devoluções de massa capilar e vitaminas para um cabelo. Em outras palavras, o cronograma capilar é uma agenda de tratamentos para repor os nutrientes necessários para que os fios estejam sempre saudáveis.
Parece complicado, mas não é tanto. É preciso um pouco de paciência para entender como funciona o cronograma e como ele será útil às necessidades do seu cabelo em especial, além de boa vontade para seguir o tratamento corretamente. As vantagens, porém, geralmente compensam: cabelos mais macios, com brilho e completamente saudáveis.
Como fazer o Cronograma Capilar: tudo o que você precisa saber
O cronograma capilar servirá para reconstruir este cabelo e esta fibra. Havendo necessidade de continuidade, ele pode ser repetido até que os fios estejam saudáveis, com brilho e resistência.
Atualmente, não é difícil encontrar na internet diferentes tipos de cronograma, e eles servem como uma orientação especialmente para quem está começando, mas a ideia é que a pessoa adapte as etapas de tratamento conforme as necessidades de seus cabelos. Não se esquecendo de respeitar sempre o intervalo mínimo de 48 horas entre os procedimentos.
Abaixo você conhece com detalhes os três processos do cronograma capilar:
Hidratação
Como ela age: a hidratação repõe água e aqueles nutrientes que fazem parte da formulação do creme utilizado. De imediato o cabelo fica mais macio ao toque e com mais brilho.
Quem precisa: todos os cabelos devem ser hidratados, até mesmo os cabelos virgens, pois as agressões do sol, praia, piscina, secador, chapinha etc. danificam e abrem as escamas, fazendo assim surgir pontas duplas, entre outros problemas.
Nutrição
Como ela age: o objetivo principal da nutrição é repor os lipídios necessários para devolver a oleosidade natural dos fios.
Quem precisa: pessoas que estejam com os fios ressecados, opacos e sem movimento. O resultado são cabelos mais sedosos, com peso e brilho.
Reconstrução
Como ela age: a reconstrução repõe massa e proteínas nos fios, devolvendo rigidez e força aos cabelos. A principal proteína que compõe os fios é a queratina, por isso, é extremamente importante realizar recarga de queratina pelo menos uma vez ao mês. Os cabelos ficarão mais encorpados e resistentes.
Quem precisa: pessoas com fios porosos e quebradiços.
É importante destacar que, na fase da reconstrução (ou restauração), a pessoa pode optar por usar um repositor de queratina ou uma máscara reconstrutora. O que não é recomendado é colocar queratina líquida em uma máscara que já é de reconstrução (já tem queratina).
imagem: Dicas de Mulher
Dica importante
A importante respeitar o intervalo mínimo de 48 horas entre os procedimentos. Por exemplo: se você fez uma hidratação na segunda-feira às 19h, poderá fazer outra hidratação, a nutrição ou a reconstrução somente depois das 19h de quarta-feira.